quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Música: Alegria estética / Eleuza Menezes Mariana




      Meu drama, enquanto pedagoga, é perceber que a maioria dos alunos vêem a escola como preparação para a vida adulta e creem que as alegrias ocorrem apenas no espaço extra-escolar.
     Ao lado da preparação para o futuro, a escola é um mundo feito para acolher a criança e responder, de seu próprio jeito, à necessidade de alegria que ela tem.
    A alegria escolar a ser vivida no momento presente é - a alegria da cultura -, e direi mais: a alegria da cultura através da música,
   O professor deve procurar, antes de mais nada, proporcionar aos alunos o gosto pela música. Para consegui-lo, deve inspirar-lhes o desejo de cantar e propiciar-lhes situações em que associem cantos às palavras apropriadas, aos atos da vida diária: ida à recreação, às refeições, às marchar, ao repouso; partindo daí para todos os gêneros musicais, inclusive a música clássica.
      A música, com certeza, é a maior propulsora da interdisciplinaridade, fazendo vibrar o belo em áreas escolares cada vez mais extensas e estéreis.
     É a partir da beleza da música, da alegria proporcionada pela beleza musical, tão frequentemente presente em suas vidas, é que os alunos chegarão a sentir a beleza e eficácia que há nas ciências e nas técnicas.
     Sabemos que a música leva a movimentos mais bem coordenados e controlados; o domínio de si assim aperfeiçoado traz benefícios à vida em seu conjunto.
     Assim, a especificidade estética é que criará laços interdisciplinares, laços entre a beleza do meio, das relações humanas e da comunicação; partindo para a beleza das grandes idéias que estiveram e permanecem ligadas ao progresso da humanidade.
     A música existe para ser bela e o belo existe para proporcionar alegria, a alegria estética.


Eleuza Menezes Mariana.